Porquê e como usar o campo CCO para enviar e-mails

O que é o CCO (BCC)?

O CCO ou BCC: (“Blind Carbon Copy”, ou “Com Cópia Oculta”) é um campo onde, ao escrevermos uma mensagem de e-mail, podemos colocar endereços de vários destinatários da mensagem, sem que cada destinatário possa ver os e-mails dos outros destinatários, ao contrário do que acontece com os endereços colocados nos campos To: ou CC: (Carbon Copy ou “Com Cópia”), que ficam visíveis a qualquer pessoa que leia a mensagem.

Porque é que devo usar o campo CCO (BCC)?

Enquanto em algumas situações colocar todas as moradas no campo To: ou CC: é apropriado e até necessário, muitas vezes é desnecessário e prejudicial. Como regra base para determinar se devemos usar o campo CCO (BCC): ou um dos campos To: ou CC:, devíamos responder a esta questão: preciso que os destinatários desta mensagem saibam quem são os outros e quais são seus email? Os casos em que a resposta é afirmativa serão provavelmente emails de trabalho ou emails entre grupos de amigos que se conhecem. Mesmo nesses casos podemos dar a conhecer a lista de pessoas que estão a ser contactadas sem violar a privacidade das mesmas: basta listar os seus nomes no fim ou no início da mensagem.
Para todos os outros casos, devemos sempre esconder as moradas no campo CCO (BCC).

Aqui ficam os dois principais motivos para tal:

· Privacidade: certamente que não iríamos escrever os números de telefone dos nossos amigos, familiares e colegas de trabalho, em locais públicos, portanto porque é que o faríamos com seus e-mails? Também são informações pessoais de cada um de nós e é uma questão de respeito para com a privacidade dos outros não espalhar essa informações para desconhecidos (que podem espalhar essa informação por ainda mais desconhecidos).
· Spam & Vírus: não sabemos a que mãos irão parar os endereços de emails se os espalharmos pela nossa lista de contatos mas estas podem ser posteriormente fornecidas a spammers, por exemplo, ou incluídas em listas de centenas de milhares de emails, que são vendidos no mercado negro. O resultado é que os destinatários da mensagem original vão começar a receber emails indesejados em quantidades industriais, fazendo-os perder tempo e até alguns emails importantes no meio de todo o lixo. Adicionalmente, se o computador de um dos destinatários estiver infectado com algum vírus, este pode recolher os endereços de emails visíveis na mensagem e enviar uma cópia de si para todas elas, tentando assim infectar outros computadores, ou então pode simplemente recolher os endereços para os agregar numa das referidas listas compradas pelos spammers.
Outras pessoas consideram ainda outros motivos para a utilização do CCO (BCC) mas para mim estes dois são os mais importantes.

No fundo resume-se a isto: há muitas formas de os nossos endereços de e-mail serem abusados e é uma questão de respeito e consideração para com os nossos contatos não espalharmos essa informação pessoal por pessoas que não se conhecem.

Como usar o BCC

A maioria, senão mesmo todos os programas de email, permitem adicionar o endereço de destino ao campo CCO (BCC). Em alguns casos esse campo pode estar escondido mas há sempre uma opção para o mostrar.

Aqui ficam instruções para alguns dos serviços e programas de email mais populares:

· Outlook, Outlook Express, Windows Mail, Mozilla Thunderbird/Sea Monkey, Yahoo Mail, Gmail (nesta ordem)
· Hotmail/Windows Live Mail (se ainda usa isto, faça um favor a si próprio e ao mundo e arrange uma conta no Gmail)
· Não foi encontrado nenhum vídeo que mostrasse como se usa o CCO (BCC) no Opera.
De notar que alguns serviços e programas de e-mail requerem que coloquemos pelo menos o endereço de e-mail no campo To/Para, como por exemplo, o Yahoo! Mail. Nesses casos, podemos colocar a nossa próprio e-mail, já que esse será sempre visível, dado que somos nós que estão a enviar a mensagem.

Mailing lists & Newsletters

Poderá interessar-lhe utilizar um serviço de gestão de listas de email, como o MailChimp. É gratuito, fácil de utilizar, permite enviar emails de aspecto profissional, permite manter um registo da eficiência das suas campanhas de email (saber quantas pessoas lêem as mensagens, em que links carregam, etc.) e, melhor que tudo, evita que volte a espalhar a sua lista de contatos por toda a gente.

FONTE: http://www.borfast.com/pt/porque-e-como-usar-o-campo-bcc-para-enviar-e-mails